2º Passeio Sénior – Freguesia de Carvalhal Benfeito

A Junta de Freguesia de Carvalhal Benfeito promoveu o passeio anual de idosos, no passado dia 04 de Outubro de 2008. A visita começou pelo Convento de Jesus e de seguida pelo museu dos quadros do altar oferecidos pela Rainha Dona Leonor ao Convento de Jesus. De seguida visitou-se a Praça da fruta e do peixe, com os seus belos painéis de azulejo a reproduzir as actividades económicas da região: em destaque a pesca. O Centro Histórico da Praça Central apresentava uma dinâmica humana bastante animada e divertida. O museu do trabalho Michel Giacometti relembrou o funcionamento de uma mercearia típica de Lisboa com todas as características da época, em destaque a lista dos caloteiros, os instrumentos de pesagem dos cereais e ainda algumas embalagens de conservas muito antigas. O museu do trabalho retrata também o funcionamento de uma típica fábrica de conservas de peixe e com manequins trajados á época. Pelas 13:00 almoçou-se no parque Municipal de Setúbal, de seguida bebeu-se o café na Praia da Figueirinha e posteriormente subiu-se toda a Serra da  Arrábida e de seguida desceu-se até à Vila Nogueira de Azeitão, aqui vimos a produção de azulejo e pintura de uma forma artesanal. A visita encerrou na José Maria da Fonseca e em especial na prova do tão prestigiado Moscatel de Setúbal. Foi um passeio de um dia, correu tudo muito bem, um belo dia de calor e vistas magnificas de beleza natural de Setúbal.

Obrigada a todos pela participação e colaboração.

O Executivo da Freguesia de Carvalhal Benfeito