262 927 865     geral@freguesiacarvalhalbenfeito.pt
  De segunda a sexta-feira | 09h00 ao 12h30 – 14h00 ás 17h00
  • Apresentação
  • Histórico e Heráldica

Histórico

Carvalhal Benfeito: Pertencente ao distrito de Leiria. A freguesia de Carvalhal Benfeito encontra-se situada numa área acidentada, constituída por montes, colinas e vales, a cerca de 12 quilómetros da sede de concelho de caldas da rainha, ao qual pertence; o seu orago é Nossa Senhora das Mercês, celebrada anualmente no último fim-de-semana de Agosto.O povoamento de Carvalhal Benfeito é bastante remoto, como indica o próprio topónimo, tipicamente medieval; do mesmo modo o comprova, até com maior ancianidade, o lugar de ANTAS, que denuncia a existência remota de um dólmen na freguesia. Os primeiros documentos escritos que citam a povoação, datam de inícios do século XIII. È de supor que o topónimo ‘CARVALHAL’ seja proveniente de fidalgos da família com o mesmo nome, ate porque, no pavimento da capela-mor da matriz, existem duas lápides sepulcrais da família em causa, sendo uma delas referentes a um de sobrenome ‘Carvalhal’, falecido a 1549, e cuja legenda refere ter sido o edificador da primitiva capela e fidalgo da Casa de El-Rei. Sabe-se que a 22 de Setembro de 1537, o rei D.João III terá concedido armas a Diogo Fernandes de Carvalhal Benfeito, Cavaleiro de Cristo, que tinha prestado grandes serviços no cerco de ARZILA e GOA, e no qual terá ferido um chefe muçulmano.Apesar de ter um aspecto bastante silvestre, com carvalhais e osseiras (nome atribuído aos habitáculos de ursos), a povoação de carvalhal Benfeito é incluída, juntamente com senhorios de outras 12 vilas, na carta afonsina de couto e doação ao Mosteiro de Alcobaça. Assim, a localidade de Carvalhal Benfeito que na altura se denominava por Lugar da Nossa senhora das Mercês, compreendia-se nos coutos de Salir de Matos e Santa Catarina, razão pela qual, aquando da sua instituição, ficou a pertencer aos dois pequenos concelhos.

A paróquia foi instituída nos finais da idade media, embora a igreja Matriz seja de fundação anterior; o padroado era do Mosteiro de Cós, por cessação do de Alcobaça.

Heráldica

Heráldica

ARMAS

Escudo de azul, uma lança de prata posta em pala, com a ponta gotada de vermelho, entre dois carvalhos de prata, arrancados do mesmo e folhados de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: “ CARVALHAL BENFEITO “.

BANDEIRA

De branco, cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.


Bandeira para hastear em edifícios (2x3)

Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)

HINO DA FREGUESIA DE CARVALHAL BENFEITO

Morada

Freguesia de Carvalhal Benfeito
  Rua Sr.ª das Merçês, nº 25
 2500-404 Carvalhal Benfeito

Contactos

  262 927 865
  262 927 070
  91 862 56 82

Horários

  Reunião de atendimento ao Publico
2ªs e 3ªs Segundas-Feiras de cada mês das 21:30h às 22h:30m
  Assembleia de Freguesia
Sábados das 20:00 às 24:00, de 3 em 3 meses

Povoações da Freguesia